Menu

01 maio 2015

Favoritos: Alguns livros que li nesse ano início de ano

Uma das coisas que eu sempre gostei de fazer é comprar livros, mas, como a situação anda meio precária para mim eu não compro um livrinho pra colorir mais, o que é bem ruim porque eu sinto falta de abrir um e sentar para ler, mas, como boa brasileira que sou eu dei meu jeitinho.

Ano passado eu li muitos clássicos brasileiros por conta do enem, e com a correria dos estudos não deu tempo de correr o olho em uns livros que eu sempre fui afim de ler. Quando chegou as férias eu fui no Santo Google, meu parça, meu amigo de todas as horas e baixei livros em pdf, é horrivel ler pela tela, mas, quem não tem cão caça com gato certo?

Chega de enrolação, esses daqui são (alguns) dos livros que eu li nesse início de 2015:

1 - Jane Austen - Orgulho e Preconceito 

O livro é um romance escrito em 1813, conta a história de Elizabeth Bennet e como ela lida com as questões daquela época e o casamento que ela não quer realizar, o interessante na personagem é como ela é diferente de suas irmãs e de como ela quer algo mais na sua vida, o que torna o livro muito atual e apaixonante. Ela encontra Mr. Darcy (que eu amo mesmo, se ler o livro ou assistir o filme você vai amá-lo também.) um homem muito arrogante, mas, por quem ela se apaixona profundamente.


Não preciso dizer o quanto eu sou apaixonada por esse livro, á dois anos eu comprei o filme e fiquei totalmente encantada pela história, pelos personagens, pelo cenário e figurino. A minha vontade de ler o livro sempre esteve presente desde então, até que tomei vergonha na cara e li. Recomendo muito mesmo, e vejam o filme também! É muito fiel ao livro, algumas falas são as mesmas, é muito encantador e romântico, além de levantar a questão de que nem toda mulher quer se casar.



No filme, Elizabeth é representada por Keira Knightley lacradora, e Mr. Darçy por Matthew Macfadyen.

2 - Victor Hugo - Os miseráveis


Esse clássico super conhecido e conceituado sempre me chamou a atenção e eu decidi pegar pra ler. E olha, não me arrependo, o livro é muito tocante, chorei horrores lendo. Passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas, e no meio disso temos a história da vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, em torno de sua vida existe todo tipo de situação que testemunham a pobreza e a miséria dos personagens Fantine, representado no filme por Anne Hathaway, uma das minhas atrizes favoritas. Cosette, Marius, Inspertor Javert, Éponine, Gavroche e Thénardier.


É muito comovente, uma ótima leitura com toda certeza, vale a pena ler e reler e assistir o filme também!


3 - Graeme Simsion - O projeto Rosie

Esse eu baixei por pura falta do que fazer, achei a capa dele super meiga e a sinopse me chamou atenção, sou uma romântica incurável, então tudo que tenha um pouco de lovinho eu gosto.
O livro conta á história de Don e Rosie, ele é uma pessoa super metódica, muito mesmo, tipo muito, cheio de regras, reservado, um cientista que trabalha com genética. Ela trabalha num bar, meio louca, divertida e irreverente.


Em um certo momento do livro Don decide que precisa arrumar uma companheira e desenvolve o "projeto esposa", que é um questionário para ver se alguma mulher se encaixa perfeitamente no "tipo" que ele procura.
E por engano ele acaba encontrado a Rosie, que é completamente o oposto dele, mas, por alguma razão eles começam a ficar mais próximos, e Don ajuda Rosie a encontrar seu pai, que ela não conhece, a partir dai eles começam a fazer várias loucuras juntos e ele acabam se apaixonando.

Não é o melhor livro que já li, mas, também não é o pior, de qualquer forma eu gostei da história e dos personagens, sem contar que a capa é muito amor ♥

4  -  David Nicholls - Um dia 



Esse livro conta a história de Emma e Dexter, dois jovens que se conhecem no dia 15 de julho de 1988 e á partir dai começam uma amizade logo no dia que se formaram, quando não tem mais chance deles manterem contato e se encontrarem no campus. Mas eles acabam tendo uma relação muito forte de amor e amizade. Os dois viram melhores amigos e encontramos com os protagonistas todos os dias 15 de julho por VINTE ANOS. Eles tem relacionamentos, se casam, as vezes estão juntos e as vezes estão separados mostrando a vida de cada um deles. São pessoas completamente diferentes, mas, que crescem juntos.

O interessante desse livro é que ele passa uma lição pra gente, confesso que eu estava bem desanimada quando comecei á ler, mas, quando terminei eu fiquei pensando em como a vida ás vezes não funciona como deveria e apronta algumas pro nosso lado. Acompanhar os dois personagens durante tanto tempo faz com que a gente fique muito íntimo dos personagens.
Vale a pena ler esse livro, de verdade.

Pretendo assistir o filme esse ano ainda!

5 -  Stephanie Perkins - Anna e o beijo francês

Esse é um daqueles livros clichês românticos que você devora em um dia. Super gostosinho e fácil de ler, fala de como Anna vai para Paris estudar em uma escola de norte americanos e conhece o encantador Étienne St. Clair. O livro mostra como ela lida com a distância dos pais e dos amigos que estão nos Estados Unidos e á aproximação que ela tem de  St. Clair, os dois se apaixonam e superam medos e problemas juntos. O livro faz você se apaixonar por Paris e sonhar um pouco com o hipotético verdadeiro amor ♥


A autora também escreveu Lola e o garoto da casa ao lado (que pretendo ler também.)

6 - J.D Salinger - O apanhador no campo de centeio

Esse clássico da literatura conta a história de um adolescente americano, Holden Caulfield que abandona a vida acadêmica depois da quarta reprovação e sai meio perdido em busca de solução para seus próprios questionamentos poucos dias antes das férias começarem, lida com prostitutas, cafetões e todo tipo de experiência enquanto vagueia pela cidade para não precisar voltar para casa. O personagem fica perdido em sua própria confusão mental, bem crítico em relação as coisas e pessoas, mas, bem isolado em seu próprio mundo enquanto passa por uma mudança da vida jovem para á adulta.


Eu particularmente gostei bastante desse livro, gostei do jeito que o final foi inserido, faz pensar na vida de adolescente e na vida de adulto, nas mudanças que temos que passar e no pensamento crítico que temos que  desenvolver.

O ritmo do livro se mantem o mesmo do início ao fim, não acontece nada de mirabolante e espetacular, por isso muitas pessoas odeiam e muitos ama, mas, mesmo assim indico muito a leitura desse livro, principalmente se você for uma pessoa que está perdida, assim como o Holden.

7 - Ruth Rocha - De repente dá certo

Li esse livro pela primeira vez quando eu estava na quinta série, á alguns bons anos atrás e me apaixonei perdidamente por ele, eu me lembro perfeitamente que ele era um sebo muito acabado no canto da biblioteca da escola, e essa lembrança nostálgica e deliciosa do livro fez com que eu procurasse loucamente ele pelos cantos da internet pra ler novamente.

Achei legal colocar ás duas capas, já que quando eu li era essa da esquerda, hoje em dia a capa ta supeeerrr linda e meiga.

O livro conta a história de Beatriz, uma menina que está entrando na adolescência, filha de pais separados, sua mãe arranja um namorado chamado Alfredo, pai de  Pedro (o boy do livro.)
A mãe de Beatriz se casa com o pai de Pedro em um mês! E assim os dois começam a conviver, cheios de implicância e briguinhas, acontece um monte de coisa no decorrer do livro e Beatriz se vê apaixonada por Pedro.

Esse livro foi escrito á mais de vinte anos, mas, mesmo assim é atual e gostoso de ler, Ruth Rocha foi a primeira autora mais "adolescente" que eu li, eu tinha a mesma idade de Beatriz na época, acho que é por isso que ele representa tanta coisa pra mim. Mesmo que você não tenha 12 anos mais vale muito á pena ler esse livro. ♥

8 - Rubem Alves - Ostra feliz não faz pérola

Outro livro que li pela segunda vez, porque sou apaixonadíssima com essa obra e com o jeito que o Rubem Alves escreve.


Esse livro é uma coleção de vários textos divididos em 11 capítulos, em que o autor fala sobre a vida de diversas maneiras e ângulos diferentes, acho esse livro muito sincero, é uma experiência que vale a pena, as visões da vida que ele apresenta no livro nos faz pensar e refletir bastante.

Na sinopse do livro ele diz: “Pessoas felizes não sentem necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída. Por vezes, a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade. Este livro está cheio de areias pontudas que me machucaram. Para me livrar da dor, escrevi”."
Vale muito á pena ler ☺

         Enfim, esses foram alguns livros que eu li esse ano, espero que todo mundo tenha curtido esse post, porque eu adorei escrevê-lo. E vocês? Quais livros vocês leram ou querem ler esse ano? Comentem aí em baixo que eu vou adorar saber. Beijão e até a próxima! ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Na Web com a Liv - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Bianca Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo