Menu

26 maio 2015

Sobre dividir um apê - Primeiras impressões

Quando eu fui selecionada no SISU minha maior preocupação era em como eu ia lidar com o fato de ficar longe dos meus pais, da minha cidade e de tudo isso. Nos filmes americanos á universidade é vista como um lugar de curtição, festa, pegação infinita, e as pessoas pensam que morar sozinho vai resultar em viver uma vida sem encheção de saco, sem questionamentos e com uma geladeira muito cheia de porcaria e batata frita.
A realidade é que sim, a universidade tem seu lado curtição e morar sozinho tem seu lado comer porcaria, mas não é como todos imaginam, a universidade exige de você uma postura diferente do ensino médio, tem que começar a se virar pra valer e correr atrás de tudo, e você começa a perceber que estudar dois dias antes da prova não são suficientes, tem que se esforçar mais.
Morar sozinho não é viver de bacon e hambúrguer, até porque se você viver disso vai ganhar um bom entupimento nas artérias e não vai ter dinheiro pro fim do mês.


Esse é o primeiro ponto, organizar seu dinheiro, saber lidar com as contas que você tem que pagar, comprar o que for necessário pra não ficar sem comida no fim do mês, não esquecer de pagar tudo em dia pra não receber multa. Você vai perceber que todo o cuidado que sua mãe tem com a casa é compreensível porque você vai começar a amar seu cantinho e querer decorá-lo da sua maneira, um dia desses estava conversando com minha irmã e nós concordamos que minha mãe tem toda a razão em querer gastar dinheiro com pano de prato.
Tem que aprender a lidar também com a sujeira da casa e a limpeza. No início você vai perceber a quantidade de comida e fruta que vai estragar porque você não dá conta de comer que está na geladeira, vai faltar utensílio de cozinha, vai faltar papel higiênico porque você esqueceu de comprar, gente é incrível como o papel higiênico SEMPRE acaba, também vai ver que as roupas vão acumular e você vai ter que lavar, e principalmente selecionar as pessoas que vão ficar perto de você, de cara todo mundo é muito legal, mas no fim não é bem assim e isso vai melhorando com o tempo, até pegar o ritmo da coisa.
Muitas pessoas querem dividir apartamentos e morar em repúblicas pois imaginam que vai ser curtição o tempo todo, a realidade é que eu e Nati ficamos ocupadas com provas, trabalhos e acabamos nem saindo muito, o tempo é dividido em cuidar da casa, conversar sobre um boy magya (kkkk) e ir no cinema. Mesmo dividindo você ainda sente uma saudade ENORME da sua família, vai começar a perceber que vai ficar excluído de muitas coisas, e que seus antigos amigos não serão mais tãaaao amigos assim, que eles vão sair, tirar fotos, curtirem sem você, e é preciso aceitar isso, afinal ninguém pode ter tudo na vida.

Quando se divide apartamento com alguém é importante saber respeitar o espaço do outro, a vontade do outro, tem dias que as pessoas não estão bem e isso é algo que você tem que entender, cada um tem suas manias, cada um foi criado de uma forma diferente e é preciso respeitar.

Uma coisa que eu notei é que eu não tinha noção da quantidade de cabelo que cai, porque gente, cai MUITO cabelo, eu e Nati sempre ficamos falando disso porque é fora dor normal.
Acho que lidar com a solidão, a saudade de casa é muito difícil, você se vê obrigado á caminhar com as próprias pernas, tomar decisões e fazer tudo que um adulto faz, agora você é um adulto.

Tudo no começo dá muito medo, mas depois você se acostuma e isso é muito bom pra gente, nos faz mais fortes e maduros, á partir daí você começa a perceber que o mundo não é só você, e que você tem que se adaptar á ele.

Essa é uma experiência maravilhosa, não adianta se desesperar, tem que curtir, seguir feliz e calmo, fazer as coisas que gosta, e não esquecer da família jamais. O que mais me assusta nisso tudo é que você tem que fincar os pés nos chão, e de uma hora pra outra, puff! Você tá virando um adulto.
As mães sofrem muito mais que nós nesse momento, elas ligam desesperadamente achando que um espirro vai matar, acha que todos os amigos são bandidos que vão te levar pra uma rua escura, é normal, e não adianta brigar, você vai sentir muita falta desses mimos.
E ficar sozinha também não é ruim, você tem mais tempo pra pensar, se dedicar á você, ver o que gosta e o que não gosta, ter sempre aquele tempo só seu, com seu computador, sua cama, e suas idéias. Passar o tempo sozinha me fez perceber várias coisas e acho que destaca mais o meu eu, sabe? É bom poder ter seu espaço e ficar sozinha ali, quietinha quando dá vontade.

De cara eu achei tudo muito assustador, mas agora to adorando essa experiência.
Quem sabe daqui um ano, ou seis meses as coisas tenham mudado? Isso foi o que eu notei nesses primeiros dois meses, depois eu conto mais de como tá sendo tudo isso.

Super beijo e até mais! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Na Web com a Liv - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Bianca Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo